quinta-feira, julho 1

Dois ao Quadrado 30 | 05 | 10 & 12 | 06 | 10



 Gravações históricas e para a história  

Soundbytes da actualidade com os inevitáveis testemunhos dos protagonistas. Qual actualidade? Um vulcão islandês, uma visita papal, um campeonato de futebol, uma crise financeira, uma crise grega, um ministro das finanças, um primeiro-ministro, um presidente da república e vá-se lá saber o que, e quem, mais.
 Excertos de Arquivos Históricos da Emissora Nacional e RDP. Por exemplo: Uma mensagem do Cardeal Cerejeira; um reclame do Pronto Socorro Financeiro; a delirante intervenção portuguesa na assembleia da ONU em 1960 e algumas proclamações do PREC.
Gravação da primeiríssima manifestação do Primeiro de Maio,1974, sobreposta com uma gravação de campo deste primeiro de Maio de 2010 e às vezes misturada com os ecos festivos da vitória benfiquista.
 Registo recorrente, e sem dúvida obra-prima do retrato acústico, é o de uma partida para o Ultramar com a fanfarra do hino nacional acompanhada pelos lamentos das mulheres que se despedem.

 Poesia 

Ítaca, de Constantin Cavafy, lido em escochês por Sir Sean Connery com música de Evángelos Odysséas Papathanassíu, aka Vangelis, e A cidade, de Konstandinos Kavafis (outra grafia para o mesmo poeta), lido a solo pela actriz grega Elli Lambeti.

 Música propriamente dita 
Tangos pelo fenomenal Rúben Juárez, recente e injustamente falecido.
Música popular de Kazantzidis Stelios, a solo e com Yota Lydia.
As variações vaudevillescas Variété de Mauricio Kagel, pelo Ensemble Modern.
Yellow Man With Heart in Wings, de Robert Ashley, na voz de Guillermo Grenier
North American Time Capsule e (Middletown) Memory Space de Alvin Lucier
Álbum A Big 10-8 Place dos Negativland
The Word of the Womb, do grupo feminista anarco-punk Hagar the Womb
 Canção Waiting for Mary (What Are We Doing Here) dos Pere Ubu

 Música Sacra 

 O hino oficial da visita do Papa Bento XVI a Portugal, intitulado Bem-Vindo Santo Padre, com letra do padre jesuíta Heitor Morais e música do compositor da diocese de Beja, padre António Cartageno. E aquele outro tema, de verso inicial sobejamente conhecido: "A treze de Maio na Cova de Iria"
. Tudo ao vivo, com inflexões micro-tonais.

 Música de fundo, funcional ou até disfuncional 
O Álbum One Stormy Night, por the Mystic Moods Orchesta (temas originais e standards como Autumn Leaves e Sayonara ao som dessa inesquecível tempestade de verão ocorrida entre a meia-noite e as quatro da manhã de não se sabe que dia, em Los Angeles em 1961.
A prensagem (em vez de álbum) de Girl With Golden Hair por The New Elizabethans; Arranjos e composições de Syd Dale e Dick Hyman. Década de 60. Um Cravo psicadélico orna temas tão célebres quanto Greensleaves ou Blue is the Colour Of My True Love.
Temas do álbum Electric Love pela Electronic Concept Orchestra, dirigida por Robin McBride. Mais uma antologia de famosas canções na voz única do sintetizador Moog e nos dedos de Eddie Higgins.
Mais Moog: Switched on Bacharach, interpretado por Sir Christopher Scott.
Duas prensagens de miniaturas musicais para acompanhar andamentos radiofónicos de climas distintos:
Action!  LTD AMPS 1005, por Syd Dale, Vic Flick e Steve Gray, e Dramatic Background KPM 1055 com Johnny Pearson, David Lindup e Alan Parker.

 Secção inenarrável 
Flight F-I-N-A-L... A Dramatic Comparison to Death. Escrito e produzido por Forrest McCullough,1965, e narrado por Paul Evangel. Coros do Trevecca Nazarene College. Uma viagem aeronáutica em direcção ao paraíso com final feliz.
Por falar em alucinações:
LSD - Battle for the mind. Elucidação do evangelista Willard Cantelon sobre os mitos e realidades desta droga corrosiva.

 Secção pedagógica 
Uma breve introdução ao grego moderno, onde se aprende a dizer, por exemplo, em grego moderno: Não sei falar grego (moderno).
Os versos 836 a 853 do Canto VI da Eneida, recitados em latim restaurado e com a correcta acentuação hexamétrica.

Ouvir emissão completa [ * * * ]

0 comments: