terça-feira, setembro 14

Dois ao Quadrado 29 | 08 | 10 & 11 | 09 |10




Barrel Organ In HiFi
: Música do Carrocel "O Árabe", construído originalmente em Antuérpia por Pierre Verbeek em 1926 e reconstruído em 1948. Temas como Va Pensiero, La Ronde de l'amour, Mister Sandman e tantas outras, capazes de alegrar ou emocionar a petizada que nos ouve.
Lisbon at Twillight (1958) por The Melachrino Orchestra, dirigido por  George Melachrino e com o virtuoso guitarrista convidado Raul Nery. Temas imorredoiros como Song of The Sea, A Small Cafe, Una Casa Portuguesa, April in Portugal, The Lonely Beach ou o exótico Variacoes em re menor.
Secret Sandhills and Satellite (2006) de Ross Bolleter, peças para pianos arruinados ou pianos à beira da ruína que são tocados tal como encontrados. Uma especialidade deste músico do Sul da Austrália.
Nesta secção arqueológica deve-se mencionar o feliz achado que nos veio parar às mãos: um single, embora de 33 r.p.m,  gravado nos C.T.T, presume-se que na década de 50, por um certo e anónimo Sebastião Duarte na ocasião do aniversário de casamento de seus pais.
Música de Ghédalia Tazartès dos álbuns: Diasporas (1979), Transports (1984), Tazartés (1987) e Voyage à l'Ombre (1997).
Tinariwen: The Radio Tisdas Sessions, o primeiro CD deste conhecido grupo de músicos tuaregues.
Música étnica de Marrocos ( Festival de Marraquexe de 1976), de Gourara, no Sahara algeriano (1975) e das Montanhas Atlas (1976).
Na Pop/Rock, um pouco de Sonic Youth: Death Valley '69, do álbum Bad Moon Rising
e duas vezes a voz de Tom Waits: Children's Story (Orphans, 2006) e What's He building (Mule Variations, 1999).
Música, recolhas etno-musicológicas e textos de Paul Bowles lidos pelo próprio: Sonata para oboé e clarinete, Nocturno para dois pianos e Sonata para piano. Assinale-se que não se trata de uma efeméride do escritor e músico que celebraria 100 anos.
Ainda no campo da escrita, esquecemo-nos sobretudo da Isabelle Eberhardt e não nos apeteceu William Burroughs.
Excertos generosos do filme A Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock. Versão bilingue em castelhano e inglês.
Também não nos ocorreu o início de Gata em Telhado de Zinco Quente.
Excertos bem regados da série Reviver o Passado em Brideshead, nomeadamente as cenas que dizem respeito às desventuras de Lord Sebastian Flyte que começa por descarrilar numa cadeira de rodas e finda os dias em Marrocos, tal como Chesterton profetizara.
 Gravações de campo 
recolhidas no Bairro Seis de Maio, a propósito do projecto de residência de criação artística EVA: Exclusão de Valor Acrescentado.
 Gravações de campanha  algures num hospital, um ensaio de banda filarmónica em recreativa sociedade e que dizer do sinistro chiar das cordas de um estendal?

 Próxima instalação: 26 | 09 | 10 

0 comments: